Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



“A Mafiosa – Le Clan” - Episódio Global 31

por Francisco Carita Mata, em 24.02.17

Série Francesa

RTP2

Temporada 4 – Episódio 7

(23/02/17 – 5ª feira)

 

Carmen Paoli in. rtp.pt. phpThumb.jpg

 

Como já se vinha delineando, Carmen Paoli está a ser um elemento fundamental no desenrolar da narrativa.

As suas tentativas de saber quem matou o pai não param.

Desenlaçados alguns nós no enredo, caso da descoberta do corpo de Mikael Giacomi, as dúvidas e interrogações da jovem continuam e prossegue a sua demanda da verdade.

A tantas portas bateu, a todas as que lhe foram possíveis, que desembocou na esquadra, a saber do andamento das investigações.

Calhou-lhe na rifa a, igualmente jovem, aprendiz de polícia judiciária: Mika.

Conversa de praticamente duas adolescentes: uma a perguntar, Carmen, a outra a responder, Mika, sem nada dizer de concreto e, para desespero de Carmen, também Mika faz perguntas.

 

Entrada no gabinete dos dois polícias mais velhos, que chamando Mika ao exterior, lhe dão um raspanete, por ela estar assim a atender Carmen, de forma tão superficial e ligeira, dado o caso em causa e o tipo de pessoas em questão.

Voltando ao gabinete, o chefe da polícia, após interpelar Carmen se ela queria saber quem realmente matou o pai, para desespero do outro colega e perplexidade da jovem polícia, coloca-a perante a audição da gravação de telemóvel, em que um dos “empregados” do pai dá a conhecer à madrasta, que Sandra Paoli foi a assassina do irmão, Jean Michel.

 

Calcule-se como ficou a jovem Carmen! Desamparada e destroçada de todo, vagueando nas bermas dos ancoradoiros do porto, amargando as lágrimas do sal da traição.

 

Veremos como ela irá agir e se os objetivos do polícia terão algum resultado no futuro processo de investigação, que, como ele se desculpou para Mika, para a sua atitude, com as escutas e os telefones não resolvem nada, nem convencem qualquer juiz, pois não têm qualquer consistência de prova. Assim talvez os criminosos se esgadanhem entre eles e prossigam a auto destruição.

 

Para Mika terá sido o constatar de uma dura realidade, pois que, embora sabendo que os Paoli são uns “sacanas”, eles, polícias, na sua visão adolescente e romântica, de quem quer muito aprender, não o seriam, nem deveriam comportar-se do mesmo modo.

 

Veremos como estes jovens vão continuar. E, principalmente, como Carmen se irá aguentar e o modo como irá proceder!

E como irá agir relativamente à tia, que também se encontra destroçada. Para além da morte do irmão que lhe pesa na consciência, como uma corrente de prisão, agora vê-se igualmente rejeitada pelo namorado, Enzo Manfredi.

E nela, o desespero e a loucura paranoide que a possuem, o consumo exagerado de álcool e drogas, poderão levá-la a ações ainda mais loucas que as que já vem cometendo.

 

E qual será o papel do sobrinho de Tony Campana e da sua mãe, nessa inexorável auto destruição?!

 

Aguardemos o findar desta quarta temporada, que será hoje.

 

Mas, como notas finais, que poderiam figurar no início, como introito, não posso deixar de frisar que:

O chão que Sandra e os “amigos” pisam está juncado de cadáveres.

O ar que respiram tresanda ao sangue derramado, ao cheiro nauseabundo dos mortos mal enterrados nas montanhas córsicas. Ao odor do medo que infundem aos cidadãos inocentes, que querem viver as suas vidas e exercer os seus misteres, de forma livre e honesta.

O dinheiro que manuseiam está manchado da extorsão, tem sangue espalhado nas notas, o trato e o tacto da ignomínia, da traição, da perfídia e chantagem.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:14



Há quem do Tejo só veja o além porque é distância. Mas quem de Além Tejo almeja um sabor, uma fragrância, estando aquém ou além verseja, do Alentejo a substância.

Temas

Poesia

Arquivos

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

Pesquisar no Blog