“Agência Clandestina” - Série Francesa - RTP2
Nova série francesa, versando temas da atualidade: O mundo da espionagem.
Centrada a ação, primordialmente em França (Paris) e nos Países do Médio Oriente e Norte de África. Territórios em que a expressão e influência francófona é mais forte, que de algum modo estiveram ligados a França, a partir de finais do século XIX e por todo o século XX, quer sob a forma de colónias ou de protetorados, ou países já independentes, a partir dos anos sessenta, mas de expressão francesa.
Centra-se numa Agência super especializada dos Serviços Secretos Franceses, que treina e usa os seus homens para desempenhos em contextos diversos, na “busca de Informações e de informantes”, mas assumindo sempre outras identidades, como reais, mantendo super secreta a verdadeira, agindo no terreno da ação, na perspetiva da sua nova personalidade.
O “ herói” principal é Guillaume Debailly, que operou seis anos na Síria, em Damasco, com a identidade falsa, mas totalmente assumida, como Paul Lefevre, Professor no Liceu Francês.
Ao regressar a França, vai entrar como que num período de “quarentena”, para despir e se libertar da sua falsa identidade e reassumir o seu verdadeiro Eu.
O que não está a ser nada fácil, deixar de ser e de se assumir como antigo espião, agindo no Médio Oriente, mesmo que esteja em Paris!
Mais difícil se torna, quando sabe que a sua antiga amante, na cidade de Damasco, Nadia El Mansour, mulher árabe e casada com conceituado oncologista, historiadora, está em Paris.
Irresistível se torna o reencontro, mesmo arriscando-se, pondo em risco a mulher e todo o trabalho da Agência e dos colegas.
E está a canela e a pimenta do enredo romanesco, lançadas ao gosto do espetador.
Mais apelativo se torna o romance, quando no final do segundo episódio, o “herói” descobre que, muito provavelmente, Nadia, não é tão simplesmente quem ele julga ser.
Muito haverá para descobrir. Que a série promete e pelo que pesquisei, há várias temporadas, pelo que não será uma mini, como “Amber”.
Sobre quem ficámos sem nada saber!
Desta, ainda haverá muito para e por contar.
Assim consiga ver e ir narrando trechos e excertos da narrativa.
Agência Clandestina Temporada 1 Episódio 3
Agencia Clandestina Personagens Tópicos
Agência Clandestina Episódio 16
Agência Clandestina Episódio 17
Series-final-de-temporada-e-sinal-de continuidade