Árvore do Ano 2023
«Candidaturas abertas para eleição da Árvore do Ano 2023»
«Lisboa, 25 de outubro de 2022 – Já se encontram abertas as candidaturas para o Concurso Nacional Árvore do Ano 2023. A árvore vencedora irá representar o nosso país no Concurso Europeu 2023. O propósito do Concurso Árvore do Ano é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural. Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e relações com as pessoas. Procuramos árvores que se tornaram parte de uma comunidade maior. A Árvore Europeia do Ano é uma final…»
As inscrições decorrem até 18 de Novembro.
Para saber mais informações, pesquisar: https://www.unac.pt/
Aldeia da Mata tem algumas Árvores que merecem uma candidatura.
Haja vontade para que ela se possa concretizar.
Estão todas em propriedades particulares. É indispensável o envolvimento dos respetivos proprietários.
As fotos são de uma Oliveira Milenar, situada num terreno particular, a caminho da Baganha. Tem cerca de dois mil anos. Acompanhou a civilização romana. Não está muito longe do povoado dessa época, existente na designada "Lage do Ouro"!
As fotos apresentam-na em diferentes momentos de 2022 e de 2021. A 1ª é de 12 de Janeiro deste ano, após ter sido podada. A 2ª foto é de 8 de Setembro deste ano, já com alguma recuperação, depois da poda. A 3ª é de 1 de Setembro de 2021, antes de ser podada.
A foto seguinte é de 12/01/22, logo a seguir à poda:
E de 24/04/22, já ligeiramente recuperada:
Mas pelos campos da Aldeia existem outras Oliveiras e diferentes Árvores, também peculiares e com alguma longevidade. As seguintes são árvores existentes em terrenos, pequenos "Chãos", no caminho do Porcozunho e da Fonte das Pulhas.
E outra, com um tronco bem característico:
Mas a Árvore mais emblemática da Aldeia não será propriamente uma Oliveira, mas... uma Araucária!