Aulas Presenciais – Exames - Avaliação!
Medidas Cautelares…
Mas supondo que tudo vai prosseguir numa relativa, muito relativa “normalidade”, isto é, que pelo menos vão haver aulas de esclarecimento de dúvidas para exames e os respetivos ditos cujos, todas estas ações implicarão medidas cautelares diversas.
Desinfeção de Escolas, antes e depois das aulas, antes e depois de cada exame. Corredores, salas de aulas, casas de banho, mesas e cadeiras e outros equipamentos nas salas…
Controle à entrada e saída das Escolas, de todas as Pessoas, como têm feito noutros países, com a medição da temperatura?!
Toda a gente, todos os agentes educativos ou não, de máscara e luvas.
(Fatos especiais se a situação se agravar?!
Neste caso de agravamento, suspender-se-ia todo o processo a meio?!)
E os alunos que já estejam doentes ou neles seja detetada, no processo de controle, temperatura acima do normal?
E no caso dos exames, os respetivos enunciados, envelopes que os contêm e as respetivas provas resolvidas, tudo também devidamente desinfetado?!
E depois seguem para Escola centralizadora do processo e daí para casa dos respetivos professores corretores e os procedimentos e cautelas anteriores são todos seguidos?!
E na sala de exames ou na sala das aulas presenciais, quantas pessoas presentes?! Mais que dez, são demais.
Nos exames, como convém estarem dois professores, oito alunos por sala?!
Para os exames com mais alunos, Português, por ex., quase não chega a Escola.
Bem sei que estou apresentando um cenário um pouco pessimista, quando tudo parece dar indicações que irá melhorar a curto prazo?! Irá?!
E os exames, a realizarem-se, serão só lá para final de Junho, início de Julho… até lá…queremos que tudo isto vá passar… Queremos… Mas podemos?!
Eu penso, fraca opinião, que esta ideia de manter exames previstos, como habitualmente e como se nada estivesse acontecendo de anormal, é um pouco precipitada.
Bem sei que no início de Maio vão reanalisar a situação. E tem mesmo que se planificar e prever situações…
E a avaliação interna, nos vários anos, como vai funcionar?!
Vai ter que haver muito bom senso de todas as partes envolvidas. Vai haver, de certeza, muita condescendência, só pode haver, mas também vai haver alguma injustiça. Porque muitos, a maioria dos Alunos, corresponderão de forma interessada e empenhada, mas também muito boa gente se estará completamente baldando.
Situação que não é específica deste momento insólito e virtual, mas que também era comum no contexto transato e real!
E na hora da avaliação?!
Na prática e embora não convenha afirmar isso, o que acabará por acontecer será a ocorrência, ou quase, de muitas “passagens administrativas”.
Vai ser prejudicial para todos, mas também não sei de saída mais “airosa”!
Eu, muito sinceramente, agora, não queria estar no papel de Professor!
Relativamente a Exames penso, muito sinceramente, que na prática talvez nem se devessem realizar. Acediam ao Ensino Superior com as avaliações do 11º e 10º ano. Para o próximo ano equacionariam novo modelo de acesso ou reformulariam o atual. Contariam as notas do 10º, 12º e exames desse último ano.
Mas percebo que tomar essa atitude já, aqui e agora, era mandar tudo para a balda!
Se tudo der para o melhor, vier a decorrer em normalidade, sou o primeiro a desejar e congratular-me com isso.
Se tudo o que escrevi anteriormente de negativo e pessimista não se vier a concretizar, ótimo, que é o que mais desejo, que voltemos à “normalidade”, o mais rápido e melhor possível!
Ainda mais uma questão.
E como irão processar-se as deslocações dos estudantes para aulas e exames?!
Uma boa parte dos Alunos ia de transporte público para a Escola. Na Província, implica deslocação entre localidades e concelhos e muitos transportes têm sido suspensos.
(…)
Meus Caros Leitores/as!
O que escrevi são apenas desabafos de alma.
O que mais desejo é que tudo decorra na melhor das normalidades!
E a propósito de desabafos de Alma... Lamento muito o falecimento do escritor Luís Sepúlveda!
A flor que ilustra o postal é-lhe dedicada.