Coisas da Net (II)
Mais algumas coisas que tenho constatado, apreendido e aprendido!
Coisas que tenho observado e sobre que tenho aprendido, principalmente nos últimos meses, em que me tenho embrenhado um pouco mais nestas coisas da net.
Muitas desconhecia e assim tenho aprendido também.
A questão dos plágios: não é recente, tomei consciência desta situação mal comecei.
Os perfis falsos: algo de que já conhecia a existência, mas que constatei na prática, há pouco tempo.
Mais recentemente apercebi-me de perfis falsos de comentadores que são “outros eus” dos autores do blogue. De Anónimos, que respondem por vários perfis. Agora procuro selecionar onde comento, para não ficar enredado nessa teia confusa de quem é gente e de quem é apenas pseudónimo, sem conteúdo pessoal. Tenho aprendido!
Os indignados, os irritados da net. Há gente que anda sempre a dizer mal de tudo e todos. Há os que selecionam os respetivos ódios de estimação. Esta indignação segue ondas e modas. Se aparece uma gaffe qualquer, de um tipo ou tipa na moda, cai-lhe tudo em cima.
Também me apercebi que há “bloguers” / “bloguistas”, que têm uma agenda política e partidária muito bem definida. Só me apercebi disso há bem pouco tempo. Fazem propaganda de determinadas correntes políticas e partidárias, como se estivessem a opinar de forma isenta e inócua. Vamos percebendo com o tempo.
Há direcionamentos muito específicos sobre determinados assuntos. A ponto de, perante ocorrências do mesmo teor, face ao acontecimento x ou y, se for encarnado ou verde, toda a gente se atira, mas se for amarelo ou roxo, omite-se completamente opinião. Caso bem recente foi o das festas, festinhas, festanças e festarolas, romagens e romarias, que houve por aí.
Qualquer coisa serve para o pessoal se indignar, arrotar postas de pescada, quando não ofender.
Mas também tenho aprendido com todos estes cambiantes e atuações. Aprender até morrer!
E volto aos erros ortográficos?
Querer dizer. “Há” e escrever “Á”. É mais frequente do que parece.
E sobre o “Acordo”, com que metade dos internautas está em desacordo?!
Quem escreve errado? Quem o segue ou quem escreve segundo o normativo anterior?!
E continuamos a ter de estar sempre a verificar dados quando entramos nos vários sites. Um aborrecimento!
E algo positivo que aprendi a partir da comunicação na net, ainda não há muito tempo. Nos postais, dimensioná-los para uma página. Tenho a mania de escrever muito texto. Agora esforço-me por escrever menos e quando ultrapasso, faço dois postais. Obrigado a quem me ensinou!