Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aquém Tejo

Há quem do Tejo só veja o além porque é distância. Mas quem de Além Tejo almeja um sabor, uma fragrância, estando aquém ou além verseja, do Alentejo a substância.

Aquém Tejo

Há quem do Tejo só veja o além porque é distância. Mas quem de Além Tejo almeja um sabor, uma fragrância, estando aquém ou além verseja, do Alentejo a substância.

19.Nov.17

Gomorra: o Ressurgimento

Série Italiana - 2ª Temporada 

Séries Europeias na RTP2

vesúvio adormecido in. romeportshuttle.com

 

Há algum tempo que não escrevo sobre séries. Tenho visto algumas que a RTP2 tem transmitido, originárias de vários países europeus, mas não tenho escrito sobre elas.

 

Agora retorno. Com o retornar de “GOMORRA” na segunda temporada, iniciada na passada sexta-feira.

 

Novamente uma série italiana, após a transmissão de “1993” e anteriormente “1992”.

Em ambas, os assuntos fulcrais da vida italiana, nesses dois anos carismáticos.

A política, a baixa política, o surgimento de novos partidos e pretensos novos políticos; os negócios obscuros, as negociatas políticas, económicas e financeiras, a corrupção a todos os níveis; o mundo do crime tão presente em Itália, a sua ligação ao mundo político; questões sociais prementes na altura, caso da SIDA, o sangue contaminado importado e negociado; o julgamento de políticos e mafiosos, a luta de magistrados honestos para os levarem a Tribunal e cadeia… a publicidade e sua importância na criação de factos e políticos, o mundo do espetáculo, e dos media, especialmente a televisão, como forma de manipulação das massas… a célebre “Operação Mãos Limpas”…

 

Em Gomorra”, essas mesmas problemáticas estão presentes ou latentes, mas destacadíssimas e exacerbadas as questões referentes ao mundo do crime e das drogas. A criminalidade violenta elevada ao seu clímax máximo!

 

Ciro, na sua ânsia de poder, dinheiro, notoriedade, de ambição e grandeza de menino pobre, alia-se a Dom Salvatore, no controle do negócio da droga e espalha o medo aterrador, mesmo entre os seus mais próximos e num ato tresloucado de desespero, mata a própria esposa, mulher que ama e mãe de sua filha que adora!

A sua luta contra o clã dos “Savastano” mergulha Nápoles no terror!

Genaro e Dom Pietro irão voltar…

 

vesúvio erupção in. pisanieprac.info.jpg

Sobre esta série já escrevi sobre a primeira temporada. Dada a loucura assassina que irá certamente caraterizar o seriado, não sei se voltarei a escrever sobre o mesmo.

De qualquer modo, em princípio, irei acompanhando.

 

*******

Já que voltei a falar de Séries, lembrar algumas das que passaram na RTP2, que visualizei, apesar de não ter escrito sobre elas.

 

A mais recente, uma série sueca: “A Teia”.

 

A 2ª temporada de “Fortitude”.

 

Duas interessantes séries alemãs, sobre a História recente da Alemanha:

Amor em Berlim” e “Irmãos e Rivais”. Reflexões pertinentes da Alemanha sobre a sua própria História de algum modo, um “esconjurar e libertar” do seu passado! Um apaziguamento necessário e imprescindível!

 

E houve também a reposição de “El Princípe”.

 

(…)

 

Ah! E está também a ser transmitida, semanalmente, uma série histórica sobre Maximiliano de Áustria. Não perco os episódios aos domingos, no horário habitual, após o Jornal Dois, pouco depois das 22h. 

 Gomorra-veneno-que-mata-

 

(Imagens: In. romeportshuttle.com

In. pisanieprac.info)