Gomorra: o Ressurgimento
Série Italiana - 2ª Temporada
Séries Europeias na RTP2
Há algum tempo que não escrevo sobre séries. Tenho visto algumas que a RTP2 tem transmitido, originárias de vários países europeus, mas não tenho escrito sobre elas.
Agora retorno. Com o retornar de “GOMORRA” na segunda temporada, iniciada na passada sexta-feira.
Novamente uma série italiana, após a transmissão de “1993” e anteriormente “1992”.
Em ambas, os assuntos fulcrais da vida italiana, nesses dois anos carismáticos.
A política, a baixa política, o surgimento de novos partidos e pretensos novos políticos; os negócios obscuros, as negociatas políticas, económicas e financeiras, a corrupção a todos os níveis; o mundo do crime tão presente em Itália, a sua ligação ao mundo político; questões sociais prementes na altura, caso da SIDA, o sangue contaminado importado e negociado; o julgamento de políticos e mafiosos, a luta de magistrados honestos para os levarem a Tribunal e cadeia… a publicidade e sua importância na criação de factos e políticos, o mundo do espetáculo, e dos media, especialmente a televisão, como forma de manipulação das massas… a célebre “Operação Mãos Limpas”…
Em “Gomorra”, essas mesmas problemáticas estão presentes ou latentes, mas destacadíssimas e exacerbadas as questões referentes ao mundo do crime e das drogas. A criminalidade violenta elevada ao seu clímax máximo!
Ciro, na sua ânsia de poder, dinheiro, notoriedade, de ambição e grandeza de menino pobre, alia-se a Dom Salvatore, no controle do negócio da droga e espalha o medo aterrador, mesmo entre os seus mais próximos e num ato tresloucado de desespero, mata a própria esposa, mulher que ama e mãe de sua filha que adora!
A sua luta contra o clã dos “Savastano” mergulha Nápoles no terror!
Genaro e Dom Pietro irão voltar…
Sobre esta série já escrevi sobre a primeira temporada. Dada a loucura assassina que irá certamente caraterizar o seriado, não sei se voltarei a escrever sobre o mesmo.
De qualquer modo, em princípio, irei acompanhando.
*******
Já que voltei a falar de Séries, lembrar algumas das que passaram na RTP2, que visualizei, apesar de não ter escrito sobre elas.
A mais recente, uma série sueca: “A Teia”.
A 2ª temporada de “Fortitude”.
Duas interessantes séries alemãs, sobre a História recente da Alemanha:
“Amor em Berlim” e “Irmãos e Rivais”. Reflexões pertinentes da Alemanha sobre a sua própria História de algum modo, um “esconjurar e libertar” do seu passado! Um apaziguamento necessário e imprescindível!
E houve também a reposição de “El Princípe”.
(…)
Ah! E está também a ser transmitida, semanalmente, uma série histórica sobre Maximiliano de Áustria. Não perco os episódios aos domingos, no horário habitual, após o Jornal Dois, pouco depois das 22h.
(Imagens: In. romeportshuttle.com
In. pisanieprac.info)